O DHMS visa potenciar sinergias na rede de actores da Região Centro, cujas competências interdisciplinares se cruzam e complementam na área de “Healthcare & Medical Solutions”. O DHMS é liderado pelo Instituto Pedro Nunes e tem por parceiros o AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Coimbra. Está integrado no plano de acção do Pólo de Competitividade Health Cluster Portugal e é apoiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE.

Tem os seguintes objectivos:

- Fortalecer a rede de transferência de conhecimento e tecnologia entre empresas, centros de I&DT e entidades prestadoras de cuidados de saúde;

- Estimular a criação e o crescimento de empresas envolvidas na concepção de novos produtos e serviços;

- Contribuir para o aumento da inovação, do conhecimento, da I&DT e da qualidade dos serviços prestados no sector;

- Contribuir para a criação de emprego qualificado e para o aumento das qualificações dos recursos humanos existentes;

- Apoiar os actores da rede nas suas diferentes necessidades de afirmação internacional.

Está vocacionado para as seguintes entidades beneficiárias:

– Empresas;

– Entidades Utilizadoras (“end-users”);

– Instituições de I&DT e de Transferência de Tecnologia;

– Associações e organizações de utentes

– Entidades de Desenvolvimento Local e Regional;

Actividades DHMS:

I - “Market Network” - detecção de oportunidades de negócio e necessidades das entidades utilizadoras que possam conduzir a novos produtos / serviços;

II - “R&D Network” – dinamização da rede de investigadores para estabelecer parcerias científicas multidisciplinares e indutoras de massa crítica;

III - "Technology Early Spot" - identificação, numa fase precoce, de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos;

IV - "Business Development" – constituição de equipas multidisciplinares que incorporem simultaneamente conhecimentos de tecnologia e de mercado, de modo a transformarem uma tecnologia num produto competitivo e a acelerar o “pipeline” de produtos/serviços inovadores das empresas da rede;

V - "Routes to Commercialization" – procura de estratégias e parcerias para as empresas do cluster (maioritariamente PME’s) entrarem em novos mercados, bem como a articulação com potenciais investidores dessas estratégias (capitais de risco, “private equitity”, etc.).

Contactos: Carlos Cerqueira, Instituto Pedro Nunes – R. Pedro Nunes 3030 – 199 Coimbra (Portugal)

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar | http://www.ipn.pt | http://twitter.com/IPNunes | Tel. geral: +351 239 700 300| Fax: +351 239 700 965