DHMS: 2nd Health Open Day: resumo e fotoreportagem
Quinta, 27 Outubro 2011 10:12

Created with Admarket's flickrSLiDR.

O Instituto Pedro Nunes, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, a Universidade de Coimbra, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Aveiro, o AIBILI, o Biocant e a APBIO, organizou a segunda edição do Brokerage Event “DHMS: 2nd Health Technology Open Day”. Este evento decorreu dia 26 de Outubro de 2011, das 10h às 17h, no Instituto Pedro Nunes em Coimbra.

O “DHMS: Health Technology Open Day” pretendeu dar a conhecer as mais recentes tecnologias do sector “Healthcare & Medical Solutions”, promovendo o contacto entre investigadores, empresas , end users e investidores, para fomentar novos negócios, projectos e parcerias. Esta mostra de tecnologia organizar-se em grupos de trabalho temáticos e multidisciplinares, formados em função das áreas de investigação e mercados em que operam os participantes e necessidades sentidas enquanto utilizadores de tecnologia.

Identificaram-se as seguintes áreas com potencial para o estabelecimento de grupos de trabalho:

-          eHealth na Europa: sinergias para desenvolver melhores soluções;

-          Novas tecnologias para Sistemas de Saúde mais dinâmicos: genómica, biotecnologia e nanotecnologia;

-          As mudanças demográficas e envelhecimento da população: desafios e oportunidades;

-          Cuidados de saúde transfronteiriços: a Directiva 2011/24/UE do Parlamento Europeu;

-          Investigação Clínica.

Esta segunda edição contou com mais de 100 participantes, entre empresas, grupos de investigação e unidades de cuidados de saúde, tais como os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar do Porto e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Contou ainda com a presença do orador Ignacio Riesgo, Director de Área de Saúde da  PricewaterhouseCoopers Espanha, para uma Apresentação sobre novas oportunidades nos mercado da saúde. A abrir a sessão esteve o Prof. Alfredo Marques, Presidente da CCDRC.

O projecto  DHMS  teve início em Janeiro 2010 e o seu  principal motor é o reforço da capacidade de inovação das empresas da Região Centro, fomentando a cooperação entre empresas, centros de ensino e investigação, end users e entidades de desenvolvimento, de forma a criar condições para a identificação de oportunidades de negócio e o desenvolvimento de tecnologias vocacionadas para o mercado global de Healthcare e Medical Solutions”. O DHMS vai centrar-se em analisar e detectar de oportunidades de negócio em mercados locais e internacionais, fomentar projectos de investigação aplicada em consórcio, procurar formas de financiamento em programas nacionais e internacionais de I&DT; e apoiar a procura de parceiros para a comercialização e distribuição de tecnologias/produtos em parceria com o Pólo de Competitividade Health Cluster Portugal”. O DHMS tem como promotores o IPN, o AIBILI, a Universidades de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a Universidade da Beira Interior ,está  integrado no plano de acção do Pólo de Competitividade.