O XMHS - Centro de Excelência Healthcare and Medical Solutions foi um projecto na área da saúde promovido por entidades da Região Centro. Este projecto, de 2006 a 2008, pôs em prática formas inovadoras de trabalho conjunto entre os parceiros, nomeadamente através de mecanismos contínuos de identificação de ideias e oportunidades de negócio, com resultados concretos tais como novos projectos de investigação, novos produtos e novas estratégias comerciais. O projecto foi coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, a Universidade de Coimbra e o AIBILI, num consórcio composto por 37 entidades.

Esta iniciativa desenvolveu, durante dois anos, actividades de promoção da cooperação entre os seus parceiros, tendo em vista a identificação de necessidades/oportunidades de negócios, o apoio ao desenvolvimento de tecnologias vocacionadas para o mercado global da saúde e a internacionalização dos actores da rede no. Promoveu vários eventos de cooperação interna entre os seus parceiros, com a participação de cerca de 200 quadros das organizações parceiras, tendo-se obtido os seguintes resultados:

a) 9 projectos de I&DT candidatados a nível nacional e europeu;

b) 17 estratégias de validação tecnológica e comercialização de produtos /serviços;

c) 2 eventos internacionais;

d) 3 missões comerciais.

O XMHS foi apoiado pela Agência de Inovação, no âmbito da Iniciativa Redes de Competência/ Centros de Excelência do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POS_Conhecimento), do 3º Quadro Comunitário de Apoio

Mais informações em www.xhms.org ou na brochura anexa.